Comunicação Social - Jornalismo - UniSales - Centro Universitário Salesiano
Atendimento
27 3331-8500

Comunicação Social - Jornalismo


SOBRE O CURSO
No contexto atual, de rápida circulação de informações, o jornalista explora diferentes ferramentas, técnicas, práticas, linguagens e suportes (jornais, revistas, internet, televisão, etc.), a fim de produzir notícias.
 
No curso de jornalismo você desenvolve o pensamento crítico e habilidades de gestão, produção, métodos e técnicas de apuração, redação e edição jornalística, de maneira responsável, ética e criativa, que atenda ao interesse público.
 
Você também vai ajudar a construir conhecimento, e com isso promover a cidadania ao informar seus interlocutores e permitir que eles sejam livres para refletir sobre a realidade política, econômica e sociocultural que os cerca, formando opinião de forma autônoma e consciente.
 
Além disso, você também pode trabalhar de forma colaborativa para que diferentes grupos tenham voz e representatividade, por isso um jornalista também impulsiona a organização democrática de uma sociedade.
 
 Habilidades e competências
- Contextualizar, interpretar e explicar informações relevantes da atualidade.
- Identificar e reconhecer a relevância e o interesse público entre os temas da atualidade;
- Distinguir entre o verdadeiro e o falso a partir de um sistema de referências éticas e profissionais;
- Pesquisar, selecionar e analisar informações em qualquer campo de conhecimento específico;
- Dominar a expressão oral e a escrita em língua portuguesa;
- Interagir com pessoas e grupos sociais de formações e culturas diversas e diferentes níveis de escolaridade;
- Ser capaz de trabalhar em equipes profissionais multifacetadas;
- Saber utilizar as tecnologias de informação e comunicação;
- Pautar-se pela inovação permanente de métodos, técnicas e procedimentos;
- Cultivar a curiosidade sobre os mais diversos assuntos e a humildade em relação ao conhecimento;
 
 Áreas de atuação
- Jornalismo impresso,
- Radiojornalismo,
- Telejornalismo,
- Webjornalismo,
- Assessorias de imprensa e outras demandas do mercado de trabalho.