UniSales - Centro Universitário Salesiano

11º Concurso Nacional de Monografias

26/04/2012 -

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - Senad, do Ministério da Justiça, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, lança o 11º Concurso Nacional de Monografias e convida os estudantes universitários para participar com a elaboração de trabalhos acadêmicos sobre o tema: “A prevenção do uso de drogas é compromisso de todos”.

As inscrições vão até o dia 27 de abril. Três monografias receberão premiação: 1º lugar – R$ 6.000,00; 2º lugar – R$ 4.000,00 e 3º lugar – R$ 3.000,00. Os vencedores irão a Brasília para serem premiados em cerimônia oficial, com todas as despesas pagas pela Senad.

Política Nacional sobre Drogas

A atual Política Nacional sobre Drogas é orientada pelo princípio da responsabilidade compartilhada e adota como estratégia a cooperação mútua e a articulação de esforços entre governo, iniciativa privada, terceiro setor e cidadãos.

O objetivo é ampliar a consciência para a importância da ação coletiva, tornando a prevenção do uso de drogas mais eficaz e descentralizando as ações de enfrentamento dos problemas relacionados ao uso de drogas no país.

A Senad entende que o governo deve estimular reflexões e ações em busca da melhor resposta frente aos desafios impostos pelo uso de crack e outras drogas. É nessa perspectiva que a Secretaria convida os universitários a protagonizarem essa discussão e produzir uma monografia de modo a relacionar diferentes saberes para construir conhecimentos.

As monografais devem propor ações e estratégias fundamentadas na concepção de que o compromisso de todos contribui para um melhor enfrentamento das questões associadas ao uso de crack e outras drogas.

Quem pode participar :
• Estudantes universitários de instituições públicas ou privadas;
• Somente poderão participar estudantes devidamente matriculados em qualquer curso de graduação de Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC;
• Individualmente ou em grupo (máximo de 3 autores);
• Será admitida apenas uma monografia por autor ou grupo de 3 autores.

FIQUE ATENTO:
No caso do trabalho produzido por um grupo, cada participante deve preencher, individualmente, sua ficha de inscrição e enviar juntamente com a monografia.

A MONOGRAFIA DEVE:
• Ser formatada em papel A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre as linhas de 1,5, com margens esquerda de 3 cm, direita de 2 cm, superior de 3 cm e inferior de 2 cm;
• Ser inédita;
• Conter no mínimo 20 laudas e no máximo 30, numeradas, incluindo os anexos, se houver;
• Conter na capa apenas o título da monografia e a cidade/ano;
• Ser apresentada sem nenhuma informação que identifique o autor, direta ou indiretamente;
• Conter resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas completas, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Observação: Caso a monografia tenha materiais ilustrativos, como tabelas e figuras, esses devem ser numerados consecutivamente, conter um breve título e, quando for pertinente, incluir legendas e fontes.

SERÃO DESCLASSIFICADAS AS MONOGRAFIAS:
• De autores premiados em concursos anteriores;
• Que sejam plágio ou que contenham inserção de cópias literais;
• Rasuradas, com defeitos na impressão, danificadas ou com problemas que dificultem a leitura e a avaliação pela comissão julgadora;
• Que identifiquem o(s) autor(es) em qualquer parte;
• Que contenham mensagens preconceituosas ou que façam apologia da violência.

NÃO PERCA TEMPO E NEM PRAZOS:
• A monografia deverá ser postada, junto com a ficha de inscrição, e a declaração de matrícula do(s) concorrente(s) até o dia 27 de abril de 2012.
• Para mais informações sobre o concurso ou a prevenção do uso de drogas, acesse os portais www.obid.senad.gov.br e www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack.