UniSales - Centro Universitário Salesiano

Ação do Projeto SOS Filhos em Apuros

17/04/2016 - Enfermagem

Os alunos do curso de Enfermagem estão realizando diversas ações com demonstrações e técnicas de primeiros socorros que são apresentadas nos intervalos matutinos. A próxima esquete será amanhã, dia 19, e irá abordar febre, crise convulsiva e sangramento nasal. Não perca!

A ação faz parte do projeto SOS - Filhos em apuros, que tem objetivo difundir informações técnicas e teóricas para salvar vidas de recém-nascidos e crianças. A partir disso, será criado um manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros.

Coordenado pela professora Daliana Lopes, a ideia surgiu na disciplina Saúde da Criança e Adolescente I a partir da observação de que a maior causa de óbitos no Brasil se dá pelo fato de que os pais não sabem agir em casos de emergência, tais como: engasgo, convulsões, afogamentos, queda, intoxicação, asfixia, entre outros.

Segundo a professora Daliana, “queremos diminuir o número de crianças que morrem por não terem recebido os primeiros socorros necessários. Vamos criar uma fanpage para que as pessoas compartilhem em suas redes sociais informações, dicas e técnicas de como agir”.

Segundo o acadêmico do 5º período, Eric Ferreira, "Vamos compartilhar informações preventivas para os momentos de dificuldades dos pais. A ideia é que eles tenham mais segurança ao ministrar o pré-atendimento”.

Cronograma de atividades:

Dia 31/03: Primeiros Socorros em caso de Parada Cardiorrespiratória em Crianças;

Dia 05/04: O que fazer em caso de engasgo?

Dia: 12/04: Primeiros Socorros para: Sangramento nasal, febre, convulsão e desmaio.