O que é?
A partir da lei federal 10.861/2004, foi instituída no UniSales, a Comissão Própria de Avaliação – CPA, que tem a finalidade de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.Objetivos
- Realizar um processo partilhado de produção de conhecimento sobre o Centro Universitário Salesiano – UniSales, que torne possível a revisão e aperfeiçoamento de suas práticas, tendo como referências o PDI e o PPI;
- Implantar um sistema de informação e divulgação de dados, ágil e preciso, com a participação dos diferentes segmentos do Centro Universitário, garantindo a democratização das ações;
- Efetivar análise contínua da ação educativa buscando vê-la com clareza, profundidade e abrangência;
- Implantar uma cultura de avaliação orientada por um processo reflexivo, sistemático e contínuo sobre a realidade institucional;
- Acompanhar a missão e avaliar o plano de desenvolvimento, a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão, a responsabilidade social da instituição, a infraestrutura física, a comunicação com a comunidade e a organização e gestão da instituição;
- Avaliar a eficácia da autoavaliação institucional;
- Acompanhar as políticas de atendimento aos estudantes e egressos.
Composição
![Composição](/wp-content/uploads/2020/08/thumb-danilo.png)
Prof. Danilo Camargo Santos
Presidente e representante do corpo docente![Composição](https://unisales.br/wp-content/uploads/2023/05/prof-coord-livia.png)
Profa. Lívia Perasol Bedin
Representante dos coordenadores de curso![Composição](/wp-content/uploads/2021/03/thumb-gabriela.png)
Profa. Gabriela Modenesi Sirtoli
Representante do Corpo Docente![Composição](/wp-content/uploads/2023/02/thumb-luciene_rabelo.png)
Profa. Luciene Rabelo Pereira Nogueira de Oliveira
Representante do Corpo Docente![Composição](/wp-content/uploads/2023/02/thumb-marcos_wagner.png)
Prof. Marcos Wagner Jesus Servave Júnior
Representante dos Coordenadores de Curso![Composição](/wp-content/uploads/2020/08/thumb-christiane.png)
Profa. Christiane Curi Pereira
Representante dos Coordenadores de Curso![Composição](https://unisales.br/wp-content/uploads/2023/05/gislan.png)
Gislan Vitalino Ferreira
Representante dos Técnicos-Administrativos![Composição](/wp-content/uploads/2023/02/thumb-patricia_deriz.png)
Sra. Patrícia Pontes Deriz
Representante dos Técnicos-Administrativos![Composição](/wp-content/uploads/2021/03/thumb-gustavo.png)
Sr. Gustavo Fernandes Siqueira
Representante dos Técnicos-Administrativos![Composição](https://unisales.br/wp-content/uploads/2023/05/ana-clara.png)
Ana Clara Figueira da Silva
Representante do Corpo Discente![Composição](https://unisales.br/wp-content/uploads/2023/05/Carolina.png)
Carolina Busato Moreira
Representante do Corpo Discente![Composição](https://unisales.br/wp-content/uploads/2023/05/isabelly.png)
Isabelly Trarbach Reinholz
Representante do Corpo Discente![Composição](https://unisales.br/wp-content/uploads/2023/06/Juliana.png)
Juliana Ferrari de Oliveira Pagani
Representante da Sociedade CivilComo ocorre a Avaliação Institucional?
Cada segmento da comunidade acadêmica responde a um número específico de perguntas fechadas sobre a qualidade dos serviços prestados por cada setor da Instituição que aquele segmento tem acesso direto no seu cotidiano acadêmico/profissional, conforme mostra o quadro abaixo. É importante salientar que a última pergunta de todos os questionários é aberta, sendo um espaço para que o respondente deixe críticas, elogios e sugestões sobre o tema abordado.Para qualquer questionário, o respondente tem cinco alternativas para responder cada pergunta fechada, sendo:
NOTA 5
Quando o respondente se encontra totalmente satisfeito com o tema abordado pela pergunta.
NOTA 4
Quando o respondente se encontra mais satisfeito do que insatisfeito com o tema abordado pela pergunta.
NOTA 3
Quando o respondente percebe que há um equilíbrio entre o grau de satisfação e de insatisfação com o tema abordado pela pergunta.
NOTA 2
Quando o respondente se encontra mais insatisfeito do que satisfeito com o tema abordado pela pergunta.
NOTA 1
Quando o respondente se encontra totalmente insatisfeito com o tema abordado pela pergunta.
Essa forma de abordagem permite à CPA gerar um único valor número para cada questão, referente à média de todas as notas dadas pelos respondentes da avaliação para aquela pergunta específica. Com esses valores, também é possível gerar valores de média de um questionário inteiro, média geral de um curso ou até mesmo a média geral institucional.
Formas de divulgação de resultados
Banners e painéis afixados em murais da instituição
- Redes sociais oficiais da instituição;
- Reunião de Colegiado de Curso;
- Reunião de Líderes de Turma;
- Reunião de Coordenadores de Curso e Gestão;
- Reunião dos Gestores de Técnicos Administrativos;
- Semana de Formação Docente;
- Semana de Formação Técnico Administrativo;
- Visita dos Coordenadores de Curso às salas de aula;