Católica recebe o VI Seminário Adires
08/11/2019 - Institucional

Acontece nesta sexta, 8, no auditório da Católica de Vitória, o VI Seminário Adires, Associação dos diretores e ex-diretores das escolas da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo. Neste ano, o tema em debate é “O impacto da violência contra a mulher no ambiente familiar e suas consequências no processo de ensino aprendizagem do aluno”.

O evento conta com a presença do coordenador geral da Associação, Carlos Frederico Jordão Ghidini, do reitor da Católica, Cledson Rodrigues, do subsecretário de Suporte à Educação, Aurélio Meneguelli Ribeiro, do coordenador financeiro, Diassis de Cássia Ximenes, além da Subsecretária de Políticas para as mulheres (SUBPM). Juliane de Araújo Barroso, da delegada chefe da Divisão Especializada de atendimento à mulher da Polícia Civil do Espírito Santo, Dra. Cláudia Dematté e da governadora em exercício Jaqueline Moraes.

O Seminário vai até às 16h. Ao longo do dia os presentes vão debater sobre a dura realidade enfrentada pelas mulheres que são vítimas da violência e os impactos disso em suas vidas. O coordenador geral da Adires, Carlos Frederico Jordão Ghidini, abriu o evento falando sobre a importância deste seminário, “O tema em debate hoje, é muito importante. A violência contra a mulher está presente na vida de muitas famílias, muitas crianças acabam presenciando esse tipo de violência, então debater o assunto é importante para melhorar a nossa sociedade”, destacou.

Ele também agradeceu ao reitor da Católica a parceria, “sabemos da qualidade de ensino da Católica. Muitos dos nossos alunos estudam aqui. Só temos a agradecer a esta parceria de sempre”, finalizou.

O subsecretário de Suporte à Educação, Aurélio Meneguelli Ribeiro, destacou os resultados da educação pública no Estado, que em alguns municípios tiveram resultados surpreendentes. “Estamos no caminho certo em relação a educação. Pensar na violência contra a mulher, é pensar numa condição de vida melhor também para os nossos alunos. Conhecer sobre o assunto é importante porque ajuda identificar possíveis situações que nossos alunos possam estar enfrentando e interferir neste processo”, destacou.

O reitor da Católica, Cledson Rodrigues, destacou a importância da parceria entre a educação pública e privada. “ Os Salesianos estão há 99 anos no Estado e temos claro o compromisso com a educação. A transformação social acontece a partir da educação e de um trabalho de comprometimento”, explicou.

O reitor apresentou ao público presente o novo modelo metodológico adotado pela Católica. ” Aqui o estudante é o protagonista. Ele é preparado para resolver desafios reais da sociedade. Entendemos que para aprender o aluno precisa estudar, interagir e fazer, e já estamos vendo resultados com isso" destacou.

Para encerrar sua participação o reitor deu uma boa notícia aos presentes: “ Uma boa educação começa com o preparo dos professores, por isso, a Católica vai oferecer bolsas de estudos integrais para os melhores professores. Será um prazer para nós contribuir neste processo”.

A governadora em exercício, Jaqueline Moraes, esteve presente no Seminário e valorizou a discussão deste assunto no ambiente educacional. “É um evento importante, uma causa que precisa ser inserida no ambiente das escolas. A violência muitas vezes começa com um ser subjugando outro ser e isso já é uma violência. É muito bom para o nosso Estado a Católica abrir esse espaço para discussão”, finalizou.