Experimenta: 3 mil alunos tiram dúvidas sobre profissões
15/09/2019 - Institucional

Decidir qual carreira seguir é uma tarefa muito importante. A vivência das profissões e a troca de conhecimentos com profissionais do mercado são experiências que contribuem para boas escolhas. Nos dias 10 e 11 de setembro, a Católica de Vitória Centro Universitário realizou a primeira edição do Experimenta, uma mostra de profissões que reuniu mais 3 mil de alunos da 3ª série do Ensino Médio da Grande Vitória.

O evento, realizado em parceria com a Associação de Diretores das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino – Adires, aproximou estudantes do ambiente universitário para que eles tirassem as dúvidas sobre o futuro profissional. Além disso, proporcionou trocas de experiências, network com acadêmicos e professores e esclarecimentos sobre as mais diversas áreas no campo profissional. Também contou com oficinas práticas, experiências em laboratórios, desafios reais, simulador de realidade virtual em um espaço interativo com stands preparados para ajudar na escolha profissional.

De acordo com o reitor da Instituição, prof. Cledson Rodrigues, essa é uma grande oportunidade para o estudante ter sua primeira experiência universitária. “É uma alegria poder ajudar mais de 3 mil jovens na escolha profissional. Por meio da vivência prática das diversas carreiras que foram apresentadas, a Católica abriu as portas para que esses estudantes conhecessem a área que mais se identificassem”.

A partir da temática “Pense fora da caixa”, os estudantes refletiram sobre as mudanças que impactam as profissões e como o mercado se inova e reinventa. Além de conhecerem a nova metodologia da Católica em que os alunos são protagonistas do aprendizado com atividades que estimulam novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades.

Para a orientadora educacional, Ana Patrícia Maia Vieira, “os alunos do Ensino Médio vivem uma fase de muita insegurança e incertezas sobre o futuro profissional. O contato com a prática das profissões permitiu que os alunos esclarecessem dúvidas sobre as atividades, salário, mercado, carga horária, como é a rotina e a jornada de trabalho”.