Católica de Vitória - Centro Universitário
Atendimento
27 3331-8500


HiperDia leva qualidade de vida à hipertensos e diabéticos
17/09/2019 - Nutrição

Na terça-feira (17), os acadêmicos do 6º período de Nutrição reuniram cerca de 17 idosas para mais a etapa “Descubra  saúde em sua mesa”, do Projeto de Extensão HiperDia, que assiste pessoas com hipertensão e diabetes. O encontro foi realizado no Laboratório de Dietética e contou com o preparo de receitas de bolo de banana com aveia, sem açúcar e leite, e patê de alho poró. Além disso, foi ressaltada a importância da leitura de rótulos dos produtos industrializados e sua interpretação.

Por meio de uma parceria com a hidroginástica da Academia Social de Bento Ferreira, desde maio, o Projeto HiperDia realiza diversas atividades para levar qualidade de vida por meio de uma boa alimentação e a prática de atividades físicas. Os acadêmicos já realizaram avaliação antropométrica, aferição de pressão e glicemia.

Para a profª Miriam Paixão, coordenadora do projeto, bons hábitos alimentares podem reduzir o agravamento das doenças. “A pessoa hipertensa e diabética deve ter uma atenção maior com a alimentação, para reduzir os riscos de agravar seu quadro clínico. Cuidados como diminuir o consumo de sódio e açúcar, embutidos,  ultraprocessados e processados, introduzir mais fibras nas receitas são algumas dicas”.

Confira a receita do bolo de banana e do patê de alho poró desenvolvida no Projeto HiperDia.