Metodologia da Católica é destaque em conferência no Equador
25/09/2019 - Institucional

A metodologia adotada pela Católica de Vitória foi destaque na VIII Conferência das IUS da América, evento cuja finalidade é fortalecer o percurso conjunto das universidades do continente, à luz dos acordos e das orientações da VII Assembleia Geral das IUS, feita em Roma, em 2016. O evento aconteceu na última semana, na Universidad Politécnica Salesiana, que fica em Quito, no Equador.

O reitor da Católica, professor Cledson Rodrigues, apresentou o método pedagógico adotado na Instituição, durante palestra direcionada a 70 reitores e diretores de universidades das Américas, África e Polônia. Para o reitor, a nova metodologia consiste em colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado, aliando teoria e prática para solucionar, dentro do campus, as demandas da sua profissão e os desafios que poderá encontrar no mercado de trabalho.

“Durante o encontro, tivemos a oportunidade de conhecer tecnologias inovadoras, equipamentos de última geração, porém, nós levamos para o evento uma metodologia inovadora para a educação Salesiana. Todos ficaram interessados em conhecer o trabalho desenvolvido em Vitória”, destaca ainda.

O sucesso foi tanto que o próximo encontro, a IX Conferência das IUS da América, vai acontecer na Católica de Vitória. “Aqui em Vitória, vamos mostrar para as demais instituições Salesianas o fazer, mas principalmente, os resultados práticos deste trabalho pedagógico que desenvolvemos com tanto zelo, fazendo do nosso aluno protagonista do seu conhecimento”, afirmou professor Cledson Rodrigues.

Também esteve presente no evento, o coordenador mundial das Universidades Salesianas, padre Marcelo Farfan. Na oportunidade, ele lançou o livro intitulado ‘Carisma Salesiano e educação superior’, que aborda o modelo que as 94 universidades Salesianas no mundo, tratam os jovens. “O material é muito rico e sem dúvida será trabalhado com nossos educadores da Católica para que possamos cuidar e valorizar ainda mais nossos amados universitários”, finalizou o reitor da Católica de Vitória, ressalta Cledson.